quinta-feira, 21 de março de 2019

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

    O que é Qualidade de Vida no Trabalho


A qualidade de vida no trabalho está interligada a condições de bem estar e saúde atrelado ao desenvolvimento e desempenho das relações e condições de trabalho.  O profissional precisa de um ambiente que não só transpire segurança, mas a outros fatores como saúde psicológica, aspectos físicos e ambientais.

Então como o próprio nome já diz qualidade de vida é um conjunto que caracterize níveis satisfatórios para o colaborador, desde o clima organizacional, a cultura da empresa, como ele se sente feliz e realizado no processo decisivo de participação e aprendizagem dentro da empresa, a busca constante por valorização dos seus resultados, a politica de benefícios levando em consideração a sociabilização, harmonia entre uma boa equipe e liderança  que não vise somente a recompensa o lado vantajoso.

Porque existe empresas que tem certa dificuldade para lidar com conflitos ou aspectos limitantes que elas possuem não tanto pela parte conflitante mas pelo ambiente hostil e desregulado, onde o líder não se preocupa com o desenvolvimento das outras pessoas por agir conforme o que tem como verdade sem ter ética, conduta profissional e uma visão geral do desempenho porque para equipe ser desafiadora precisa-se de competência para fazer virar realidade, não padrões automatizados só gera stress, por esse comportamento ser mecanizado.

O lado intelectual tem que fluir  e assim estimule a capacidade física e psicológica para um ambiente com maior flexibilidade para gerar resultados, bem como a produtividade para cumprir metas e objetivos  seja relacionado a componentes intrínsecos e extrínsecos.

Podemos citar a teoria de Maslow criou a hierarquia das necessidades fundamentais: auto-realização, estima, sociais, segurança e fisiológicas com isso demonstra que os trabalhadores não valorizam somente a variável salário e condições físicas.

Vejamos agora a teoria de Hezberg: Que estão relacionados a satisfação ou insatisfação:

 Fatores higiênicos ou extrínsecos (insatisfação): Que são as condições ambientais que rodeiam o individuo enquanto trabalha.  Ex: Condições físicas de trabalho, salário benefícios sociais e politicas de supervisão. politicas e diretrizes da empresa, regulamentos internos, regulamento com os colegas.

Fatores Intrínsecos (satisfação): Relacionados com a execução de tarefas e com o conteúdo do cargo e sua própria realização.

Contudo conforme as empresas foram inovando do processo de qualidade de vida do trabalho elas viram que necessitava muito mais do que conduzir as necessidades das pessoas e isso faz que pela dificuldade seja visto de forma mais ampla e implementado melhorias já que o talento humano visa a realização mas atribui recompensas por seu reconhecimento. Com isso a QVT serve para melhorar o ambiente de trabalho e ressaltar a confiabilidade para lidar com os problemas que podem impactar na qualidade de vida e bem estar no trabalho.

REVENDO O CONCEITO DE QVT

De acordo com Chiavenato QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos
colaboradores no desempenho de suas atividades.

I. A Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações que uma organização faz para melhorar e inovar gerencial, tecnológica e estruturalmente o ambiente de trabalho.
II. A Qualidade de Vida no Trabalho tem desde um enfoque clínico da ausência de doenças no âmbito pessoal até exigências de recursos, objetivos e procedimentos gerenciais e estratégicos no nível das organizações.
III. A Qualidade de Vida no Trabalho enfatiza o enriquecimento do trabalho, o crescimento. 
individual do trabalhador na medida em que lhe proporcione desafio e satisfação profissional.

Att.

Thiago Bomfim





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotatividade de Pessoal: Vantagens e Desvantagens

 Vantagens e Desvantagens da Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover) Os dois extremos da rotatividade de pessoal são meramente ruins, tanto c...