Em Tempos de Crise, o Ideal é Planejar.
Planejar é definir objetivos, e criar um percurso ou uma direção para alcança-los. É preciso ter direcionamento para buscar aquilo que almeja, e assim conduzir o planejamento de acordo com os recursos necessários que serão utilizados para determinada finalidade. No entanto é importante que se tenha um plano de ação para atingir as metas traçadas.
Em um cenário turbulento e com ampla concorrencia é importante identificar novas atribuições e formulação de estratégias frente a tendências de mercado, tendo diferenciais competitivos, mais para isso entra em evidência aquilo que você precisa desenvolver e quais são os fatores criticos de sucesso que pode obter melhor abrangência.
Como todo processo necessita implementar mudanças, ações e investimentos, mas também encontrar a melhor forma para fazer isso, onde o custo não fique acima do benefício, e assim viabilizar somente em poucos detalhes o que é primordial, buscando sempre ter um respaldo.
A medida em que fidelizar clientes não seja uma tarefa fácil mais que proporciona maior efetividade a empresa, mas se faz necessário buscar a satisfação conjunta, através da qualidade dos bens e serviços e para garantir um melhor grau de relacionamento, satisfação dos clientes, dos colaboradores e fornecedores.
Planejamento por Níveis Organizacionais
Planejamento Estratégico - Elabora a estratégia, e a decisão/ foco na organização como um todo, forte orientação externa e orientação a longo prazo.
Tático - Mediador ou gerencial, cuida da articulação interna/ foco nas unidades ou departamentos da empresa, orientação de médio prazo.
Operacional - Executor das tarefas e operações cotidianas da organização/ foco em tarefas rotineiras, orientação a curto prazo.
O Planejamento Estratégico tem foco a longo prazo, (três ou mais anos), portanto é preciso analisar o ambiente externo e as tendências de mercado dentro do cenário em que a empresa atua.
Através da ferramenta Análise Swot podemos analizar de forma integrada o processo de análise estratégica, depois de identificadas as oportunidades, ameaças e os pontos fortes e fracos da organização.
É preciso também analisar a missão, visão e valores, a missão é tida como a razão de ser da empresa, o que ela produz e sua previsão de conquistas futuras, e como espera ser reconhecida, a visão é o objetivo da empresa, e aonde ela quer chegar, e os valores são a forma como a empresa se comporta e interagem com indivíduos e com o meio ambiente.
No planejamento estratégico você vai definir o que medir e quando. Ou seja definir as metas e objetivos a serem alcançados.
Porque e Quando?
O Planejamento Tático tem foco a médio prazo (um ano), e é voltado para atingir objetivos departamentais. E tem como objetivo desdobrar estratégias para otimizar uma área funcional.
Onde e Quando?
O Planejamento Operacional tem foco a curto prazo (dias, semanas ou meses), e são adaptáveis a desafios ou oportunidades. Ele deve planejar prazos, metas, e recursos para implantação de uma atividade ou projeto, é mais detalhado identifica procedimentos e processos dentro dos níveis operacionais da organização.
Plano de Ação - O que?
Como fazer um Plano de Ação?
Aqui portanto você vai começar a distinguir suas metas principais, estabeleça ações para alcançar suas metas, monitore progressos e realize ajustes necessários. O plano de Ação é um acompanhamento das atividades, acompanha o nível de responsabilidade de cada um, ele auxilia na estruturação do planejamento como anotações, datas etc.
As etapas principais são:
O que fazer ? Ação
Porque ? Obejtivo - Propósito - Razão
Como fazer ? Estratégia
Quando Fazer ? Tempo os Prazos
Onde? Local
Quem? Responsabilidade
Quanto? $ Custo
Portanto o foco deve estar voltado para a atividade presente para o atingimento de um resultado desejado. E também mencionar a situação que vai estar sendo observada, se ela está em andamento ou se está pendende, pode também implementar melhorias.
Então você já sabe como colocar em prática comece a fazer a lista de tarefas, detalhando como você pretende alcançar as metas, especifique sua meta, mentalize o que você precisa adquirir no momento, e a sua data da conclusão, lembrando que você pode ajusta-la caso ocorra contratempos, mas tenha persistência, e antes de tudo propósito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário