terça-feira, 5 de abril de 2016

A Importância do Planejamento

Em Tempos de Crise, o Ideal é Planejar.



               Planejar é definir objetivos, e criar um percurso ou uma direção para alcança-los. É preciso ter direcionamento para buscar aquilo que almeja,  e assim conduzir o planejamento de acordo com os recursos necessários que serão utilizados para determinada finalidade. No entanto é importante que se tenha um plano de ação para atingir as metas traçadas.
          
Em um cenário turbulento e com ampla concorrencia é importante identificar novas atribuições e formulação de estratégias frente a tendências de mercado, tendo diferenciais competitivos, mais para isso entra em evidência aquilo que você precisa desenvolver e quais são os fatores criticos de sucesso que pode obter  melhor abrangência.
          
Como  todo processo necessita implementar  mudanças, ações e   investimentos, mas também encontrar a melhor forma para fazer isso, onde o custo não fique acima do benefício, e assim viabilizar somente em poucos detalhes o que é primordial, buscando sempre ter um respaldo.

        A medida em que fidelizar clientes não seja uma tarefa fácil mais que proporciona maior efetividade a empresa, mas se faz necessário buscar a satisfação conjunta, através da qualidade  dos bens e serviços e  para garantir um melhor grau de relacionamento, satisfação dos clientes, dos colaboradores e fornecedores. 




 Planejamento por Níveis Organizacionais





Planejamento Estratégico - 
Elabora a estratégia, e a decisão/ foco na organização como um todo, forte orientação externa e orientação a longo prazo.

Tático - Mediador ou gerencial, cuida da articulação interna/ foco nas unidades ou departamentos da empresa, orientação de médio prazo.

Operacional - Executor das tarefas e operações cotidianas da organização/ foco em tarefas rotineiras, orientação a curto prazo.


O Planejamento Estratégico tem foco a longo prazo, (três ou mais anos), portanto é preciso analisar o ambiente externo  e  as  tendências de mercado dentro do cenário em que a empresa  atua.

 Através da ferramenta Análise Swot podemos analizar de forma integrada o processo de análise estratégica, depois de identificadas as oportunidades, ameaças e os pontos fortes e fracos da organização.  

    É preciso também  analisar a missão, visão e valores, a missão é tida como a razão de ser da empresa, o que ela produz e sua previsão de conquistas futuras, e como espera ser reconhecida, a visão é o objetivo da empresa, e aonde ela quer chegar, e os valores são a forma como a empresa se comporta e interagem com indivíduos e com o meio ambiente. 

No planejamento estratégico você vai definir o que medir e quando. Ou seja definir as metas e objetivos a serem alcançados. 

 Porque e Quando?

O Planejamento Tático tem foco a médio prazo (um ano), e é voltado para atingir objetivos departamentais. E tem como objetivo desdobrar estratégias para otimizar uma área funcional.

 Onde e Quando?

O Planejamento Operacional  tem foco a curto prazo (dias, semanas ou meses), e são adaptáveis a desafios ou oportunidades. Ele deve planejar prazos, metas, e recursos para implantação de uma atividade ou projeto, é mais detalhado identifica procedimentos e processos dentro dos níveis operacionais da organização.

Plano de Ação - O que?


Como fazer um   Plano de Ação?




Aqui portanto você vai começar a distinguir suas metas principais, estabeleça ações para alcançar suas metas, monitore progressos e realize ajustes necessários. O plano de Ação é um acompanhamento das atividades, acompanha o nível de responsabilidade de cada um, ele auxilia na estruturação do planejamento como anotações, datas etc.

As etapas principais são:  

O que fazer ? Ação
 Porque ?  Obejtivo - Propósito - Razão
Como fazer ?  Estratégia
Quando Fazer ? Tempo os Prazos
Onde?  Local
Quem? Responsabilidade
Quanto? $ Custo

Portanto o foco deve estar voltado para a atividade presente para o atingimento de um resultado desejado. E também mencionar a situação que vai estar sendo observada, se ela está em andamento ou se está pendende, pode também implementar melhorias.

Então  você já sabe como colocar em prática comece a fazer a lista de tarefas, detalhando como você pretende  alcançar as metas, especifique sua meta, mentalize o que você precisa adquirir no momento, e a sua data da conclusão, lembrando que você pode ajusta-la caso ocorra contratempos, mas tenha persistência, e antes de tudo propósito.


Artigo Escrito por: Thiago Bomfim.

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