segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O CICLO PDCA





 O CICLO PDCA?

          O  Ciclo PDCA é uma ferramenta da qualidade que ajuda na gestão da melhoria de processos. Foi desenvolvido na década de 1930 por Walter. A. Shewhart nos Estados Unidos, no Bell Laboratories, ele analisou estatisticamente o controle de processos e criou um modelo para ser aplicado na abordagem de qualquer problema, qualquer situação. Deming, famoso estatístico americano, propagou essas idéias no Japão do Pós Guerra  e como resultado tivemos a popularização pelo mundo da técnica e da qualidade de produtos japoneses.


1. Plan (Planejar): Consiste em propor metas e utilizar-se de métodos adequados para atingi-las. Ou seja determinar quais são os recursos e meios que vai estar sendo aplicado no processo, para atingir os obetivos estabelecidos.

2. Do (Executar):  Tudo que foi planejado é executado. Onde é colocado em prática os objetivos definidos, as estratégias e métodos. Nessa etapa é importante o treinamento e a comunicação eficaz dos colaboradores em relação aos metodos adotados. É feita  também a coleta de dados para posteriormente serem avaliados.

3. Check (Checagem / Verificação): É a verificação de resultados obtidos comparando o que foi planejado e executado, e tomando medidas corretivas em relação as falhas durante o processo, para prosseguir sempre  alinhado e em direção os objetivos.

4. Act (Ação):  Agir de forma apropriada, voltado para a prática do que foi definido. atuar sobre o processo, correção ou melhoria.

Nesse caso o Ciclo PDCA é uma ferramenta de grande utilidade, que serve para viabilizar os processos dentro de cada organização, tendo principal foco a melhoria contínua e podendo ser reaplicado com uma nova concepção, para que ele seja renovado é preciso criar um novo ciclo e reiniciar o processo ao todo para conseguir alcançar melhores resultados.

Por: Thiago Bomfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rotatividade de Pessoal: Vantagens e Desvantagens

 Vantagens e Desvantagens da Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover) Os dois extremos da rotatividade de pessoal são meramente ruins, tanto c...