sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Rotatividade de Pessoal: Vantagens e Desvantagens

 Vantagens e Desvantagens da Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover)

Os dois extremos da rotatividade de pessoal são meramente ruins, tanto como o excesso ou a imobilidade que seria a acomodação a falta de renovação do quadro de pessoal, o que podemos absorver disso é que o talento humano por si não é definido como "mão de obra" e sim como o capital que gera lucro pra empresa, mas acontece que quando suas necessidades não são atendidas, ou por algum outro motivo esse colaborador deixa a organização ele passa a gerar um custo rotativo para a empresa chamado turnover ou (mão-de-obra).


O que seria a rotatividade de mão-de-obra conhecido como Turnover?

É a flutuação de pessoal (entradas e saídas) existente em uma organização, em um determinado período de tempo. Como é feito o cálculo funciona da seguinte maneira % de Turnover = nº desligamentos no período / nº funcionários no período x 100.

Vantagens

Imobilismo: Gera acomodação e o quadro de pessoal não é renovado.

Know-How:  Ingresso de know-how porque pela falta de contratação a empresa começa a perder com isso porque a grande possibilidade de agregar com a entrada de novos colaboradores com novas experiências e competências são jogadas para escanteio.

Desvantagens

O lado excessivo da rotatividade gera também desvantagens como:

Perca de know-how: Uma vez que o colaborador deixa a empresa ele leva consigo todo seu talento, as competências que agregam valor e que certamente vai ser repassado para outras empresas toda sua experiência e bagagem.

Indenizações desnecessárias:  Ao desligar um empregado, a empresa é obrigada a pagar rescisão, verbas remuneratórias, saldo dos dias trabalhados, e verbas indenizatórias sendo multa sobre FGTS, aviso prévio etc. Além de ter que antecipar pagamentos que teria que fazer depois como pagamento das férias e o 13º salário.

Perda de produção: Porque geralmente o empregado vai passar por todo processo de integração e ele demora uns dias até se familiarizar com a cultura organizacional e a ter mais envolvimento com o fit cultural.

Custos de Seleção: Contratar gera custos para empresa, com anúncios, agências, consultorias, e as vezes até  serviços prestados por headhunters  são viabilizados pela empresa.

Insegurança dos funcionários - Pelo excesso de rotatividade é normal que  funcionários se sintam inseguros e com certo medo de serem demitidos.

Perda de imagem no mercado de trabalho: Ter alto turnover na orgnização mancha a reputação da empresa porque projetam uma imagem superficial e sentem dificuldade para encaixar as pessoas certas nos lugares certos e que realmente sejam profissionais que se desenvolvam e tenham uma boa performance.

Então agora vamos ver as principais causas internas e externas:


E agora cito algumas das causas externas da rotatividade:



















Conclusão  

Entende-se que a rotatividade de pessoal é uma questão que as organizações devem sempre estar ligadas, porque ela interfere gradativamente no desenvolvimento do quadro atual de colaboradores, bem como as politicas que a empresa pratica e a cultura organizacional existente para poder então reter o talento humano, e também propor a atenção redobrada ao recrutamento e seleção que tem com objetivo  suprir os recursos humanos qualificados e motivados e desenvolve-los e também prepará-los para necessidades atuais e futuras.

Texto escrito por: Thiago Bomfim e adaptado do livro Gestão de Pessoas do autor Luz, Ricardo.

Rotatividade de Pessoal: Vantagens e Desvantagens

 Vantagens e Desvantagens da Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover) Os dois extremos da rotatividade de pessoal são meramente ruins, tanto c...