Seja um verdadeiro Líder
A Liderança é uma característica que pode ser desenvolvida ao longo da vida de uma pessoa, independe da genética mas sim de aspectos que devem ser cultivados como o controle da emoção que são seus sentidos pessoais e a vontade de aprender a gerenciar seu eu. O comportamento deve ser o pilar para postular situações especificas que tragam resultado ao agir e a preparação pra liderar.
Como se tornar um Líder?
Liderança é uma habilidade que você pode desenvolver sabendo lidar com as emoções que precisa fluir, impactar e esclarecer o que somos, pensamentos e sentimentos.
O líder antes de tudo deve assumir uma posição sendo objetivo, ele deve ter um sonho para conquistar.
O líder põe em prática o que ele sabe, fazendo com que outros se interesse pelo que ele faz, move as pessoas entorno de um alvo (Objetivo, meta, sonho).
A diferença entre ser Líder e Gerente
Tanto a liderança quanto a gerência são de grande valor para a competitividade da organização e são formadores da produtividade, rentabilidade, sobrevivência e poder de adaptação da empresa.
O que difere é que o líder foca o mundo externo e o gerente ao mundo interno da empresa e além disso o gerente ajuda a fazer com que as ideias do líder funcionem e tenha êxito, organizando a estrutura, buscando recursos e suprindo o controle operacional. Já o líder trabalha com inspiração. Por isso a diferenciação porque eles tem atuações distintas mas essas duas habilidades se complementam e pode ser desenvolvida por ambos.
Como ser um Líder que gerencia
O líder deve executar as atividades, ser detalhista cumprir seu papel partindo para ação que vai gerar resultado. O líder trabalha com seu QE com o emocional por isso a importância do autoconhecimento e o amadurecimento das emoções para fortalecer a arte da liderança o aperfeiçoamento deve ser constante em todos os meios e fins. Por isso é de fundamental importância desenvolver e lidar com o talento humano nas organizações.
Características de um Líder
1. Coragem para tomada de decisões.
2. O líder deve ser comprometido, fazer com que as pessoas se interessem pelos seus ideais e sonhos , respeitando as pessoas e não a tratando como coisas e objetos.
3. Ser um Profissional competente, considerar as pessoas além do critério de utilidade da sua competência profissional mas ao todo como seu ajustamento emocional.
4.Saber ouvir, compreender.
5 Seja Humilde - A humildade é uma condição de reconhecer quem somos e ao mundo e as pessoas.
6-Integridade emocional e moral
7- Saber delegar as tarefas e responsabilidades.
8- Dar feedbeck é uma realimentação, realimentar uma pessoa através de um comportamento ou ação.
9-Reconheça os Méritos das pessoas.
10 -Criar um bom ambiente para trabalhar em equipe.
Artigo escrito por Thiago Bomfim Gestor de RH e blogueiro.