Comunicação e suas Responsabilidades
Gestores deste estilo esquecem-se que não se pode dialogar ou discutir com um informativo ou com um quadro de avisos e que esses são apenas auxiliares da comunicação.
Portanto, cabe aos gestores serem o elo de comunicação entre funcionário e a empresa comunicando-se em dois sentidos:
Comunicado para baixo: Interpretar as decisões e as transmitir de maneira clara a seu pessoal (metacomunicação).
Comunicado para cima: Manter a diretoria bem como a equipe de trabalho bem informada sobre o andamento resultados alcançados.
Você quer ser um gestor melhor?
Quer desenvolver sua equipe ?
Quer alcançar melhores resultados ?
Então invista no desenvolvimento da sua habilidade em realizar feedback. Faça disso uma rotina de trabalho melhore a comunicação.
Você pode não ser o melhor na primeira vez que fizer, mas se continuar fazendo vai desenvolver-se tanto que poderá se tornar um especialista no assunto. E terá melhores resultados!
É um processo de ajuda para mudanças de comportamento, é comunicar a uma pessoa, ou grupo, no sentido de oferecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e, assim, alcançar seus objetivos.
A Importância do FEEDBACK
Todos nós precisamos de feedback- tanto do positivo quanto do negativo. Necessitamos saber o que estamos fazendo de forma adequada, como também, o que estamos fazendo de forma inadequada e assim podemos corrigir as deficiências e mantermos os acertos.
Quando recebemos feedback de uma pessoa, precisamos confrontá-lo com reações de outras pessoas para verificar se devemos mudar nosso comportamento de maneira geral ou somente em relação á aquela pessoa.
FEEDBACK
. Funcionários Problemas - Quem são?
O ausente crônico , o transgressor de normas, o que odeia chefes, o que se finge de doente, o que perdeu a autoconfiança, o que bebe demais, o alcoólatra, o consumidor de pílulas, de drogas e até o obsessivo pelo trabalho.
COMO IDENTIFICÁ-LOS?
São pessoas que tendem a fugir da realidade e o fazem através de licenças ou consultas frequentes ao ambulatório.
Acreditam que todos estão contra eles e lançam as clulpas de seus fracassos em outras pessoas ou coisas ao invés de assui-los.
Características principais:
- Estão permanentemente insatisfeitos;
- Se preocupam demasiadamente e sem fundamento algum;
- Cansam-se rapidamente;
- São desconfiados;
- Afirmam que superiores recusam-lhe promoções;
- São subordinados;
- e outros citados anteriormente
O QUE FAZER A RESPEITO?
- Você pode ajudar este tipo de funcionário ajustando-o para conservar seu emprego e não buscando uma desculpa para livrar-se dele..
- Abordagem do tipo"ou você se corrige ou perde o emprego" são totalmente nocivas a este tipo de pessoa.
- É difícil, mas você tem que aceditar e fazê-lo acreditar que você se interessa e quer ajudá-los, mas desde que eles se permitam ajudarem a si próprios.
Por Thiago Bomfim