Relacionamento Interpessoal
É o relacionamento entre os indivíduos de um grupo, seja profissional, familiar ou social cujos membros estejam constantemente integrados em torno de um objetivo em comum. Envolve habilidades utilizadas, não só na inteligência lógica e raciocínio, mas na inteligência emocional predominante nas ações e atitudes.
É a habilidade de interagir, conviver promover afinidades e construir redes de relacionamentos através de relações cordiais, empáticas e profissionais. É o demonstrar atenção e respeito pelos valores e opiniões dos demais.
Nessa categoria podemos falar de autoconhecimento , auto-reflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções. quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos um novo universo se abre o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vivemos pois nosso estado interno reflete diretamente em nosso mundo interno reflete diretamente em nosso mundo externo.
é preciso que o líder esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atenção frente aos acontecimentos.
O que é Autoconhecimento?
É a capacidade de reconhecer e compreender seu estado interno, emoções, bem como seu efeito sobre as PESSOAS.
Conhecer suas forças e seus limites e ter certeza de seu próprio valor.
Características:
* Senso de Identidade
* Autoavaliação Realista
* Autoestima
* Autoconfiança/ Segurança Pessoal
Qualidades e Resultados: Valores Emanados das Pessoas.
Dentro das organizações existem indivíduos compostos por uma rede de grupos culturais diferentes. Todo indivíduo tem sua cultura independente da vida profissional. Essa multiplicidade de culturas exige um trabalho de articulação e integração para que ações individuais contribuam efetivamente no alcance dos objetivos da empresa.
Cabe ao gestor , o papel de articulador de conflitos. Desempenhando atitudes ou atividades que evidenciem a integração entre a s pessoas.
O grande desafio do mundo moderno é desenvolver a qualificação e o potencial das pessoas para obter maior comprometimento com os resultados desejados, criando condições mais favoráveis á inovação e ao aprimoramento tanto pessoal quanto profissional, As empresas em especial, não fugirá a essa regra. Podemos citar o CHA como ferramenta veja
CHA NEGATIVO
Conhecimento da Falta: Falta de inteligência emocional, Falta da auto-estima;
Habilidade da Dificuldade: Dificuldade de Trabalhar em equipe; Dificuldade de criar um ambiente de sinergia (união); Dificuldade de Influência; Dificuldade de comunicação e cooperação.
Atitude do Não: Não ouvir; Não ter empatia, Não interagir com o grupo; Não promover a cooperação;
CHA POSITIVO
Conhecimento: Autoconhecimento (pensamentos e sentimentos) Auto-reflexão.
Habilidade: Trabalhar em equipe; criar um ambiente de sinergia (união); Influenciar além de envolver habilidade de comunicação e cooperação.
Atitude: Ouvir; ter empatia; interagir com o grupo; promover a cooperação.
O gestor é co-responsável pelo sucesso ou fracasso de uma boa comunicação e consequentemente por uma relação interpessoal de qualidade pois é o articulador do processo e o incentivador do trabalho coletivo. Ao inciar o processo de liderança/coordenação de um grupo o gestor precisa dar mais informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas para facilitar o processo e inclusão das pessoas na equipe.
Quando a equipe já está mais organizada, o gestor passa a sugerir, discutir e emitir opiniões, , valorizar a participação de cada um, Seu desafio é permitir o exercício do confronto , criar um clima de confiança e respeito pelas diferenças, sempre atento para que a equipe não se afaste de seu objetivo maior : RESULTADO.
Se a equipe já demonstra traços de maturidade, o coordenador só intervém em momentos específicos, ampliando as discussões, trazendo subsídios teóricos, promovendo a avaliação e um novo planejamento conjunto as ações.
Publicação Produzida por: Thiago Bonfim.