sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Relacionamento Interpessoal

        Relacionamento Interpessoal



É o relacionamento entre os indivíduos de um grupo, seja profissional, familiar ou social cujos membros estejam constantemente integrados em torno de um objetivo em comum. Envolve habilidades utilizadas, não só na inteligência lógica e raciocínio, mas na inteligência emocional predominante nas ações e atitudes.
    
É a habilidade de interagir, conviver promover afinidades e construir redes de relacionamentos através de relações cordiais, empáticas e profissionais. É o demonstrar atenção e respeito pelos valores e opiniões dos demais.
   
Nessa categoria podemos falar de autoconhecimento , auto-reflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções. quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos um novo universo se abre o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vivemos pois nosso estado interno reflete  diretamente em nosso mundo interno reflete diretamente em nosso mundo externo.
  é preciso que o líder esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atenção frente aos acontecimentos.

 O que é Autoconhecimento?


É a capacidade de reconhecer e compreender seu estado interno, emoções, bem como seu efeito sobre as PESSOAS.
Conhecer suas forças e seus limites e ter certeza de seu próprio valor.

Características:

* Senso de Identidade
* Autoavaliação Realista 
* Autoestima
* Autoconfiança/ Segurança Pessoal 

Qualidades e Resultados: Valores Emanados das Pessoas.


Dentro das organizações existem indivíduos compostos por uma rede de grupos culturais diferentes. Todo indivíduo tem sua cultura independente da vida profissional. Essa multiplicidade de culturas exige um trabalho de articulação e integração para que ações individuais contribuam efetivamente no alcance dos objetivos da empresa.
  Cabe ao gestor , o papel de articulador de conflitos. Desempenhando atitudes ou atividades que evidenciem a integração entre a s pessoas.
  O grande desafio do mundo moderno é desenvolver a qualificação e o potencial das pessoas para obter maior comprometimento com os resultados desejados, criando condições mais favoráveis á inovação e ao aprimoramento tanto pessoal quanto profissional, As empresas em especial, não fugirá a essa regra. Podemos citar o CHA como ferramenta veja 

CHA NEGATIVO

Conhecimento da Falta: Falta de inteligência emocional, Falta da auto-estima;
Habilidade da Dificuldade: Dificuldade de Trabalhar em equipe; Dificuldade de criar um ambiente de sinergia (união); Dificuldade de Influência; Dificuldade de comunicação e cooperação.
Atitude do Não:  Não ouvir; Não ter empatia, Não interagir com o grupo; Não promover a cooperação;

CHA POSITIVO

Conhecimento: Autoconhecimento (pensamentos e sentimentos) Auto-reflexão.
Habilidade: Trabalhar em equipe; criar um ambiente de sinergia (união); Influenciar além de envolver habilidade de comunicação e cooperação.
Atitude: Ouvir; ter empatia; interagir com o grupo; promover a cooperação.

O gestor é co-responsável pelo sucesso ou fracasso de uma boa comunicação e consequentemente por uma relação interpessoal de qualidade pois é o articulador do processo e o incentivador do trabalho coletivo. Ao inciar o processo de liderança/coordenação de um grupo o gestor precisa dar mais informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas para facilitar o processo e inclusão das pessoas na equipe.
   Quando a equipe já está mais organizada, o gestor passa a sugerir, discutir e emitir opiniões, , valorizar a participação de cada um, Seu desafio é permitir o exercício do confronto , criar um clima de confiança e respeito pelas diferenças, sempre atento para que a equipe não se afaste de seu objetivo maior : RESULTADO.
  Se a equipe já demonstra traços de maturidade, o coordenador só intervém em momentos específicos, ampliando as discussões, trazendo subsídios teóricos, promovendo a avaliação e um novo planejamento conjunto as ações.

Publicação Produzida por:  Thiago Bonfim.



sábado, 3 de outubro de 2015

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

 Câncer de Mama



O que é câncer de mama?

É um tumor maligno que se forma a partir da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

O que causa o câncer de mama?
Não há uma causa única. Fatores ambientais, hormonais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença. O risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Como as mulheres podem perceber a doença?

O câncer de mama pode ser percebido como um caroço (nódulo), geralmente indolor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com casca de laranja, surgirem alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O que é mamografia?

É a radiografia das mamas, realizada por um equipamento de Raios X chamado mamógrafo. Para gerar a imagem, é feita uma compressão das mamas. O exame é capaz de mostrar alterações suspeitas antes mesmo de o tumor ser palpável. A mamografia identifica alterações suspeitas, mas a confirmação do câncer de mama é feita pelo exame histopatológico, que analisa no laboratório uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).

Quem deve fazer mamografia periodicamente?

A mamografia permite visualizar melhor as lesões em mulheres após a menopausa. É recomendado que as mulheres de 50 a 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo sem terem notado alterações nas mamas. Esse exame chamase “mamografia de rastreamento”.

E as mulheres antes dos 50 anos?

Antes da menopausa, as mamas são mais densas (consistentes) e a mamografia de rastreamento não é indicada, pois gera muitos resultados incorretos. As mulheres devem ter suas mamas examinadas pelo médico ou enfermeiro como parte de seu exame físico. Qualquer alteração suspeita deve ser prontamente investigada.

 E qual é a orientação para as mulheres com história familiar de câncer de mama?

 Recomenda-se que as mulheres que tenham mãe, irmã ou filha com história de câncer de mama antes dos 50 anos ou de câncer de ovário conversem com o médico para avaliar seu risco e decidir a conduta a seguir. O câncer de mama hereditário, relacionado à alteração genética transmitida na família, representa apenas de 5 a 10% do total de casos.

Como as mulheres podem conseguir fazer os exames?

O primeiro passo é procurar o posto de saúde mais próximo de casa. Os profissionais de saúde poderão orientá-las sobre quais alterações devem ser observadas e fazer o encaminhamento para a realização da mamografia e outros exames ou consultas especializadas. Se você não sabe qual sua unidade de saúde de referência, consulte a Secretaria Municipal de Saúde.

 É possível reduzir o risco de câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. O ato de amamentar também é um fator de proteção. E o que mais as mulheres podem fazer? Estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

Rotatividade de Pessoal: Vantagens e Desvantagens

 Vantagens e Desvantagens da Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover) Os dois extremos da rotatividade de pessoal são meramente ruins, tanto c...