sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Relacionamento Interpessoal

        Relacionamento Interpessoal



É o relacionamento entre os indivíduos de um grupo, seja profissional, familiar ou social cujos membros estejam constantemente integrados em torno de um objetivo em comum. Envolve habilidades utilizadas, não só na inteligência lógica e raciocínio, mas na inteligência emocional predominante nas ações e atitudes.
    
É a habilidade de interagir, conviver promover afinidades e construir redes de relacionamentos através de relações cordiais, empáticas e profissionais. É o demonstrar atenção e respeito pelos valores e opiniões dos demais.
   
Nessa categoria podemos falar de autoconhecimento , auto-reflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções. quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos um novo universo se abre o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vivemos pois nosso estado interno reflete  diretamente em nosso mundo interno reflete diretamente em nosso mundo externo.
  é preciso que o líder esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atenção frente aos acontecimentos.

 O que é Autoconhecimento?


É a capacidade de reconhecer e compreender seu estado interno, emoções, bem como seu efeito sobre as PESSOAS.
Conhecer suas forças e seus limites e ter certeza de seu próprio valor.

Características:

* Senso de Identidade
* Autoavaliação Realista 
* Autoestima
* Autoconfiança/ Segurança Pessoal 

Qualidades e Resultados: Valores Emanados das Pessoas.


Dentro das organizações existem indivíduos compostos por uma rede de grupos culturais diferentes. Todo indivíduo tem sua cultura independente da vida profissional. Essa multiplicidade de culturas exige um trabalho de articulação e integração para que ações individuais contribuam efetivamente no alcance dos objetivos da empresa.
  Cabe ao gestor , o papel de articulador de conflitos. Desempenhando atitudes ou atividades que evidenciem a integração entre a s pessoas.
  O grande desafio do mundo moderno é desenvolver a qualificação e o potencial das pessoas para obter maior comprometimento com os resultados desejados, criando condições mais favoráveis á inovação e ao aprimoramento tanto pessoal quanto profissional, As empresas em especial, não fugirá a essa regra. Podemos citar o CHA como ferramenta veja 

CHA NEGATIVO

Conhecimento da Falta: Falta de inteligência emocional, Falta da auto-estima;
Habilidade da Dificuldade: Dificuldade de Trabalhar em equipe; Dificuldade de criar um ambiente de sinergia (união); Dificuldade de Influência; Dificuldade de comunicação e cooperação.
Atitude do Não:  Não ouvir; Não ter empatia, Não interagir com o grupo; Não promover a cooperação;

CHA POSITIVO

Conhecimento: Autoconhecimento (pensamentos e sentimentos) Auto-reflexão.
Habilidade: Trabalhar em equipe; criar um ambiente de sinergia (união); Influenciar além de envolver habilidade de comunicação e cooperação.
Atitude: Ouvir; ter empatia; interagir com o grupo; promover a cooperação.

O gestor é co-responsável pelo sucesso ou fracasso de uma boa comunicação e consequentemente por uma relação interpessoal de qualidade pois é o articulador do processo e o incentivador do trabalho coletivo. Ao inciar o processo de liderança/coordenação de um grupo o gestor precisa dar mais informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas para facilitar o processo e inclusão das pessoas na equipe.
   Quando a equipe já está mais organizada, o gestor passa a sugerir, discutir e emitir opiniões, , valorizar a participação de cada um, Seu desafio é permitir o exercício do confronto , criar um clima de confiança e respeito pelas diferenças, sempre atento para que a equipe não se afaste de seu objetivo maior : RESULTADO.
  Se a equipe já demonstra traços de maturidade, o coordenador só intervém em momentos específicos, ampliando as discussões, trazendo subsídios teóricos, promovendo a avaliação e um novo planejamento conjunto as ações.

Publicação Produzida por:  Thiago Bonfim.



sábado, 3 de outubro de 2015

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

 Câncer de Mama



O que é câncer de mama?

É um tumor maligno que se forma a partir da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

O que causa o câncer de mama?
Não há uma causa única. Fatores ambientais, hormonais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença. O risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Como as mulheres podem perceber a doença?

O câncer de mama pode ser percebido como um caroço (nódulo), geralmente indolor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com casca de laranja, surgirem alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O que é mamografia?

É a radiografia das mamas, realizada por um equipamento de Raios X chamado mamógrafo. Para gerar a imagem, é feita uma compressão das mamas. O exame é capaz de mostrar alterações suspeitas antes mesmo de o tumor ser palpável. A mamografia identifica alterações suspeitas, mas a confirmação do câncer de mama é feita pelo exame histopatológico, que analisa no laboratório uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).

Quem deve fazer mamografia periodicamente?

A mamografia permite visualizar melhor as lesões em mulheres após a menopausa. É recomendado que as mulheres de 50 a 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo sem terem notado alterações nas mamas. Esse exame chamase “mamografia de rastreamento”.

E as mulheres antes dos 50 anos?

Antes da menopausa, as mamas são mais densas (consistentes) e a mamografia de rastreamento não é indicada, pois gera muitos resultados incorretos. As mulheres devem ter suas mamas examinadas pelo médico ou enfermeiro como parte de seu exame físico. Qualquer alteração suspeita deve ser prontamente investigada.

 E qual é a orientação para as mulheres com história familiar de câncer de mama?

 Recomenda-se que as mulheres que tenham mãe, irmã ou filha com história de câncer de mama antes dos 50 anos ou de câncer de ovário conversem com o médico para avaliar seu risco e decidir a conduta a seguir. O câncer de mama hereditário, relacionado à alteração genética transmitida na família, representa apenas de 5 a 10% do total de casos.

Como as mulheres podem conseguir fazer os exames?

O primeiro passo é procurar o posto de saúde mais próximo de casa. Os profissionais de saúde poderão orientá-las sobre quais alterações devem ser observadas e fazer o encaminhamento para a realização da mamografia e outros exames ou consultas especializadas. Se você não sabe qual sua unidade de saúde de referência, consulte a Secretaria Municipal de Saúde.

 É possível reduzir o risco de câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. O ato de amamentar também é um fator de proteção. E o que mais as mulheres podem fazer? Estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

TESTES

                                   Aplicação de Testes

Faça Primeiro o Teste de Personalidade Inspira MBTI (15 minutos) Opção 1
Depois Faça o teste Job Coach (competências)- 15 á 20 minutos(opção 6). Atenção:Esse teste ficará ainda mais completo se você conseguir alguém para avaliá-lo 360°graus)
  http://www.mundointerpessoal.com/2013/05/os-10-melhores-testes-de-personalidade.html#.VgtQ5uxVikp

Em seguida consulte o outro site: http://super.abril.com.br/multimidia/info_503387.shtml#_=_

Recomendo que faça mais um teste de personalidade disponível no site:http://www.guiadacarreira.com.br/teste-de-personalidade/

O último teste será o de Âncoras. Faça o teste com cuidado e atenção não tenha pressa. Você precisará de no mínimo 15 minutos para realiza-lo. Então, escolha um momento em que esteja sozinho (a) e de preferência sem interrupções. Quando terminar de preencher todos os itens , o resultado será apresentado imediatamente. O que tiver a maior pontuação será sua âncora para compreender os resultados, pesquise mais sobre os significados das Âncora de Carreira.

Após analisar todos os dados , imagine que você deverá receber as orientações de carreira, qual análise e orientações você daria a si mesmo quanto a sua carreira?

A partir desses resultados você pode começar a criar seu Plano de Carreira, vou repassar orientações abordando esse tema. Em seguida se preferir deixe seu comentário.

                      Boa Sorte a Todos!

   

HORAS EXTRAS, SEGUNDO PESQUISAS FAZ MAL Á SAÚDE


 Horas extras faz mal para saúde

Grande parte dos trabalhadores brasileiros faz horas extras. Pesquisas demonstram que os patrões lucram com isso, os trabalhadores aproveitam para melhorar sua renda mensal. Apesar disso, ao longo prazo todos saem perdendo.

Aumento do Trabalho - Cansaço, stress, desgaste mental, sofrimento psíquico, e por fim adoecimento.

Jornada Prolongada - De 44 horas à 40 horas semanais, a causa em muitas empresas como problemas de fadiga e estresse já tem provocado um alto índice de adoecimento. Fazer horas extras é arriscar ainda mais á saúde, pois duas horas extras não significam duas horas a mais de trabalho.

Uma bomba- relógio

Trabalhar dua horas extras a mais no final da jornada significa um desgaste enorme, ao final das suas 8 horas normais, ou trabalha no seu dia de descanso após uma semana inteira exaustiva. Além disso , você perde o tempo que teria para fazer outras coisas como descansar, passear, estudar, namorar ou simplesmente pensar na vida. Cá entre nós você já pensou nisso?



Postagem Produzida por: Thiago Bomfim

Janela de Johary

Janela de JOHARI


Que imagem as pessoas tem de você???

Existe um processo de autoconhecimento, a chamada Janela de Johari mostra a interação entre nossa auto percepção e a maneira como os outros nos vêem. Criar sua própria Janela de Johari, pode ser uma forma para verificar o quanto sua auto percepção está alinhada com a imagem com que os outros tem de você. A janela de Johari é dividida entre quatro quadrantes, veremos a seguir o que significa cada uma destas partes. 


Área aberta: onde se incluem todos os comportamentos sobre os quais o eu e os outros têm conhecimentos. São percepções mutuamente participadas (isto é, as pessoas veem um indivíduo do mesmo modo como ele vê), tais como características do modo de falar, da atitude geral, habilidades, etc.

Área fechada ou secreta: onde estão os comportamentos que vemos em nós mesmos, mas que escondemos dos outros. EX.: “Eu sinto medo, mas eu luto para projetar a imagem de muita coragem pessoal”. Nesta área, as pessoas veem um “eu falso”, e o sujeito precisa estar sempre se cuidando para que elas não percebam o seu “eu real”.

Área encoberta ou cega: onde estão os fatores e as características de comportamento que as outras pessoas percebem no indivíduo, mas que ele não consegue perceber. Ex.: “Os outros percebem o meu nervosismo, mas eu não vejo, não percebo que sou e estou nervoso”. Em outras palavras, outras pessoas conhecem peculiaridades nossas de que nós próprios não temos conhecimento.


Área desconhecida: onde há fatores que não percebemos em nós mesmos nem as outras pessoas percebem. Constituem as memórias da infância, as potencialidades latentes e os aspectos escondidos da dinâmica interpessoal. Alguns desses componentes desconhecidos podem tornar-se conscientes com o aumento da abertura para auto exposição e para buscá-la de feedback.



Comunicação

Revisão de Conceito:

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos comas mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Elementos da Comunicação

COMUNICAÇÃO NO TRABALHO:

No plano profissional de nossas vidas há vários tipos de comunicação: ordens de serviço, comunicados internos, conversar, conferências, informativos, fone, fax, e-mail e comunicadores online o mapa de riscos (Representação gráfica dos riscos existentes no local de trabalho), a sinalização de segurança etc...


Essa gama de meios de comunicação exige de nós conhecimentos que vão além da linguagem pura e simples, implicam conhecimento de regras sociais e empresariais.

Uma vez que temos deveres com e a partir da comunicação, temos também o direito de checara fonte e veracidade do que foi comunicado. Solicitar esclarecimentos não significa demonstrar incapacidade, mas sim demonstra interesse em realizar tarefas sem ter dúvidas sobre como fazer.

Dizer às pessoas o que esperamos que elas façam facilitará esse "fazer"; ensinar aos colaboradores como deve ser a comunicação empresarial será benéfico à produção, à prestação de serviços e as relações interpessoais existentes no trabalho.


Publicação escrita por Thiago Bomfim

Rotatividade de Pessoal: Vantagens e Desvantagens

 Vantagens e Desvantagens da Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover) Os dois extremos da rotatividade de pessoal são meramente ruins, tanto c...