quarta-feira, 22 de março de 2017

Avaliação de Desempenho: Uma ferramenta essencial.

                               Avaliação de Desempenho: Uma ferramenta essencial.


              A avaliação de desempenho ela é utilizada para medir e avaliar o desempenho dos colaboradores, ela funciona em diversas situações e decisões em recursos humanos. Que ajudam averiguar informações valiosas, e uma infinidade de pontos importantes que auxiliam na consistência de uma boa avaliação, ela deve possuir pilares para o desenvolvimento das pessoas.
              O que avaliar como processo decisivo: as necessidades de treinamento e desenvolvimento identificar as competências inadequadas e criar programas de melhoria, implementar e verificar a ênfase da atuação dos cargos, sanando as peculiaridades da avaliação. A avaliação de desempenho pode ser usada para ver o  baixo ou bom desempenho, e o nível de atuação de recém contratados, como ter uma base se os programas de treinamento e desenvolvimento surtiram efeitos, tiveram eficácia ou proporcionaram resultados.
             A avaliação deve oferecer informações sobre feedback para os funcionários, se seu trabalho está sendo bem visto pela organização. oferecer alocação de recompensas, dados de aumento por mérito e recompensas, análise do comportamento dos colaboradores, levando em consideração o grau de relevância de cada fator.

                           
                                                            O que é avaliado?

Os critérios: É definido um critério para  avaliar o desempenho e comportamento dos  colaboradores.
Os Resultados: Auxilia na avalição dos resultados das atividades dos funcionário, como o desempenho na função que exerce.
Comportamento: O executivo avalia o funcionário, porque é difícil avaliar individualmente ou encontrar as atribuições de cada membro de um grupo ou cargo.


                                                Quem deve fazer a avaliação?

Superior Imediato: O acompanhamento não acontece mais por causa de algumas implicações, e muitas vezes pela falta de preparo e por terem que assumir e ter papel determinante na carreira de seus subordinados. Mas não impede que o superior imediato avalie.

Colegas de trabalho: Embora eles tenham interações e convívio diário, ela é descartada por questões de afinidades e relacionamentos no ambiente de trabalho.

Auto Avaliação: Aqui os funcionários se auto avaliam, fazem seu próprio gerenciamento.

Subordinados Imediatos: Fornece informações contundentes, determinantes porque traz informações sobre o comportamento do administrador (anônimo).

Avaliação 360 graus - Possibilita o feedback  de desempenho por todos ciclo de contatos do dia-a-dia, desde o cargo mais inferior ao mais elevado.

                                Qual a importância da avaliação de desempenho?

São indicadas para aprimorar relacionamentos, buscar a participação dos funcionários, contando com programas de qualidade total, é um ferramenta decisiva e aliada na hora de avaliar o desempenho dos colaboradores porque garante resultados e a análise mais sucinta do comportamento e da importância de considerar as condicionantes que precisam  ser melhoradas ou impostas.

Por: Thiago Bomfim



                 




             
                                         

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Motivação Positiva para 2017!

              Motivação Positiva   
               

  A Motivação reflete nosso estado interno, como a gente se sente para que possamos liberar nosso entusiasmo ao máximo, porque está associada a estímulos.Ela deve ser estabelecida tendo sintonia consigo mesmo, é elevar o ser, é transmitir alegria, animação, contentamento, energia e vitalidade.

 Sabendo saborear ao máximo o que constituímos ao longo do tempo, minutos ou segundos quando agimos com sabedoria, e tudo que possuímos como precursor em nossa vida. A motivação é uma semente que temos que cultivar dentro de nós. Uma peça um quebra cabeça que torna tudo possível e fácil de solucionar, mas que nos vale buscar o encaixe perfeito.

  Motivação é despertar nas pessoas a vontade de agir, partir para ação, mudar, melhorar e transformar. Inovando com otimismo, força, fé e esperança. Motivação é você saber a condição do que é benéfico e proporcional a todos para assim encontrar disposição e melhorar o desempenho no trabalho.

A Motivação pode acontecer através de histórias, depoimentos e trajetórias de superação. Colocando em evidência atitudes que trarão resultados, auxiliando pessoas a progredir. Progredindo nas áreas física, social e emocional.
 
Como eu me motivo?  Pela minha forma de pensar, se relacionar, comportar e agir.

Exemplo: Em uma palestra de motivação o que vem atribuir em nosso conhecimento, o que vamos retirar daquela troca de experiência, como estou participando e o que estou recebendo, e mais a longo prazo o que vou poder entregar? Pode ser pra você, amigos ou família.

Agora um exercício coloque aquilo que é a favor de você, como ponto positivo.

Se tratando da influência das pessoas ela predomina em seu estado emocional, físico e social, para garantia da sua motivação no trabalho?

  E como ponto negativo o que interfere no seu processo de motivação?  Tente quebrar essas barreiras eliminando-as.

                           Como  facilitar o processo de motivação das pessoas? 

Sabendo entender as limitações das pessoas e enaltecendo suas qualidades: intelectuais, competências comportamentais e atitudes como condicionantes para uma melhor performance como pessoa.

Identificando suas necessidades, o que é  preciso para se sentirem bem, os desejos vitais de qualquer pessoa, suas forças psicológicas e impulsos.
         
                                   Motivo/Necessidade/Impulso/Extinto

O indivíduo deseja status, receia ameaças a auto estima, porque cada pessoa é diferente as necessidades e valores sociais.

E  para  você ter equilíbrio é importante levar em consideração que a motivação depende de você, então seu trabalho deve ser feito com amor, ânimo e dedicação, encarando os desafios do dia-a-dia em sua vida profissional.
                    
                             Teorias Motivacionais dos Fatores de Herzbeg

Fatores Higiênicos ou Extrínsecos - São condições ambientais que rodeiam o indivíduo enquanto trabalha.

Exemplo: Condições físicas de trabalho, salário, benefícios sociais e políticas de supervisão, políticas e diretrizes da empresa.

Está relacionada com as necessidades primárias da pirâmide de Maslow (Auto-Realização).

Fatores Intrínsecos - Estão relacionados com a execução de tarefas e com o conteúdo do cargo.

Está relacionado com as necessidades secundárias de Maslow (Estima).

Por: Thiago Bomfim
      
       









segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Carta de Apresentação, como escrever?

                                            Carta de Apresentação


A carta de apresentação deve chamar a atenção de quem vai ler. Portanto você deve fazer seu marketing pessoal falando sobre si mesmo, insira apenas informações que condiz com quem você é, destacando as mais relevantes.

Vamos a parte da estrutura básica da sua carta de Apresentação, e o que deve conter de início:

Quem é Você?

Quais os seus valores?
Suas principais características!

Porque você quer trabalhar naquela empresa?

Coloque o motivo!

E como você vem se preparando para trabalhar ali? O que foi importante no processo de qualificação para se tornar um potencial candidato, o que você teve que fazer e se empenhar?


Precisa tantas perguntas assim, sim a carta de apresentação deve ter perguntas seguidas de respostas.

Quanto a HABILIDADES?

Coloque apenas habilidades que você tenha experiência domínio, e saiba desenvolver, que saiba aplicar no sentido prático, que  tenha facilidade e venha ajudar de forma facilitadora no desenvolvimento das pessoas.

Habilidades e Vivências na faculdade?

Conta sim desde que você tenha no mínimo colocado ela em prática, por exemplo eu tenho habilidade de trabalho em equipe, porque eu desenvolvi isso com meus colegas em um trabalho e apresentação, onde eu tive que trabalhar de forma coletiva, atribuindo atividades afim de cumprir um objetivo em comum, me redescobri colocando isso em prática e hoje tenho uma certa facilidade com trabalho em equipe.

Explore aquilo que você tem de melhor usando isso a seu favor, utilize habilidades que estejam relacionadas as suas experiências pessoais, profissionais e  acadêmicas, como eu disse procure colocar a habilidade que você aprendeu  à teste e quando ela venha a ser cobrada na hora da entrevista você corresponda a expectativa da empresa, procure não se sobrepor quando você ver que a habilidade que você relatou não se adeque a você.

Obs: As vivências apenas contribui para formação pessoal e profissional mais depende da atividade realizada e também ela apenas é um caminho e demonstra que você tem interesse em desenvolver suas habilidades mais o que vale é a EXPERIÊNCIA como no exemplo acima sobre TRABALHO EM ESQUIPE ter a vivência mais colocar ela em prática, trabalhar e dominar essa HABILIDADE.

Formatação

Crie um texto padrão de  1 paragrafo e no máximo 2, contendo de 1 á 10 linhas, caso você queira acrescentar mais informações adicionais fica a seu critério.

E como vou reunir tudo isso na minha carta de apresentação, tenha sempre foco no principal do início ao fim, não economizar nas informações e nem ficar devendo.


Postagem produzida por: Thiago Bomfim















  
             

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

TV Portal RH News

Esse canal tem como objetivo, transmitir conteúdos para o público alvo de RH, trazendo informações acadêmicas, técnicas de RH, orientação de currículo, dicas de carreira, gestão de pessoas e muito mais...

Peço que se inscrevam no canal e siga o Blog para ficar por dentro das novidades, Até mais!!!





sexta-feira, 15 de abril de 2016

Comunicação e suas Responsabilidades

                  Comunicação e suas Responsabilidades

       
             Alguns gestores encaram o sistema de comunicação, da seguinte forma: o quadro de comunicação, o sistema de rádio, canais RH e com isso se eximem desta responsabilidade dizendo "não preciso me preocupar, a empresa faz as comunicações diretamente."
   Gestores deste estilo esquecem-se que não se pode dialogar ou discutir com um informativo ou com um quadro de avisos e que esses são apenas auxiliares da comunicação.
 Portanto, cabe aos gestores serem o elo de comunicação entre funcionário e a empresa comunicando-se em dois sentidos:

Comunicado para baixo: Interpretar as decisões e as transmitir de maneira clara a seu pessoal (metacomunicação).

Comunicado para cima: Manter a diretoria bem como a equipe de trabalho bem informada sobre o andamento resultados alcançados.

Você quer ser um gestor melhor?
Quer desenvolver sua equipe ?
Quer alcançar melhores resultados ?

 Então invista no desenvolvimento da sua habilidade em realizar feedback. Faça disso uma rotina de trabalho melhore a comunicação.

 Você pode não ser o melhor na primeira vez que fizer, mas se continuar fazendo vai desenvolver-se  tanto que poderá se tornar um especialista no assunto. E terá melhores resultados!

É um processo de ajuda para mudanças de comportamento, é comunicar a uma pessoa, ou grupo, no sentido de oferecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e, assim, alcançar seus objetivos.

 A Importância do FEEDBACK



Todos nós precisamos de feedback- tanto do positivo quanto do negativo. Necessitamos saber o que estamos fazendo de forma adequada, como também, o que estamos fazendo de forma inadequada e assim podemos corrigir as deficiências e mantermos os acertos.

Quando recebemos feedback de uma pessoa, precisamos confrontá-lo com reações de outras pessoas para verificar se devemos mudar nosso comportamento de maneira geral ou somente em relação á aquela pessoa.

               
                        FEEDBACK


. Funcionários Problemas - Quem são?

O ausente crônico , o transgressor de normas, o que odeia chefes, o que se finge de doente, o que perdeu a autoconfiança, o que bebe demais, o alcoólatra, o consumidor de pílulas, de drogas e até o obsessivo pelo trabalho.

COMO IDENTIFICÁ-LOS?

   São pessoas que tendem a fugir da realidade e o fazem através de licenças ou consultas frequentes ao ambulatório.
   Acreditam que todos estão contra eles e lançam as clulpas de seus fracassos em outras pessoas ou coisas ao invés de assui-los.

Características principais:


  • Estão permanentemente insatisfeitos;
  • Se preocupam demasiadamente e sem fundamento algum;
  • Cansam-se rapidamente;
  • São desconfiados;
  • Afirmam que superiores recusam-lhe promoções;
  • São subordinados;
  • e outros citados anteriormente
O QUE FAZER A RESPEITO?

  • Você pode ajudar este tipo de funcionário ajustando-o para conservar seu emprego e não buscando uma desculpa para livrar-se dele..
  • Abordagem do tipo"ou você se corrige ou perde o emprego" são totalmente nocivas a este tipo de pessoa.
  • É difícil, mas você tem que aceditar e fazê-lo acreditar que você se interessa e quer ajudá-los, mas desde que eles se permitam ajudarem a si próprios.


Por Thiago Bomfim



terça-feira, 5 de abril de 2016

A Importância do Planejamento

Em Tempos de Crise, o Ideal é Planejar.



               Planejar é definir objetivos, e criar um percurso ou uma direção para alcança-los. É preciso ter direcionamento para buscar aquilo que almeja,  e assim conduzir o planejamento de acordo com os recursos necessários que serão utilizados para determinada finalidade. No entanto é importante que se tenha um plano de ação para atingir as metas traçadas.
          
Em um cenário turbulento e com ampla concorrencia é importante identificar novas atribuições e formulação de estratégias frente a tendências de mercado, tendo diferenciais competitivos, mais para isso entra em evidência aquilo que você precisa desenvolver e quais são os fatores criticos de sucesso que pode obter  melhor abrangência.
          
Como  todo processo necessita implementar  mudanças, ações e   investimentos, mas também encontrar a melhor forma para fazer isso, onde o custo não fique acima do benefício, e assim viabilizar somente em poucos detalhes o que é primordial, buscando sempre ter um respaldo.

        A medida em que fidelizar clientes não seja uma tarefa fácil mais que proporciona maior efetividade a empresa, mas se faz necessário buscar a satisfação conjunta, através da qualidade  dos bens e serviços e  para garantir um melhor grau de relacionamento, satisfação dos clientes, dos colaboradores e fornecedores. 




 Planejamento por Níveis Organizacionais





Planejamento Estratégico - 
Elabora a estratégia, e a decisão/ foco na organização como um todo, forte orientação externa e orientação a longo prazo.

Tático - Mediador ou gerencial, cuida da articulação interna/ foco nas unidades ou departamentos da empresa, orientação de médio prazo.

Operacional - Executor das tarefas e operações cotidianas da organização/ foco em tarefas rotineiras, orientação a curto prazo.


O Planejamento Estratégico tem foco a longo prazo, (três ou mais anos), portanto é preciso analisar o ambiente externo  e  as  tendências de mercado dentro do cenário em que a empresa  atua.

 Através da ferramenta Análise Swot podemos analizar de forma integrada o processo de análise estratégica, depois de identificadas as oportunidades, ameaças e os pontos fortes e fracos da organização.  

    É preciso também  analisar a missão, visão e valores, a missão é tida como a razão de ser da empresa, o que ela produz e sua previsão de conquistas futuras, e como espera ser reconhecida, a visão é o objetivo da empresa, e aonde ela quer chegar, e os valores são a forma como a empresa se comporta e interagem com indivíduos e com o meio ambiente. 

No planejamento estratégico você vai definir o que medir e quando. Ou seja definir as metas e objetivos a serem alcançados. 

 Porque e Quando?

O Planejamento Tático tem foco a médio prazo (um ano), e é voltado para atingir objetivos departamentais. E tem como objetivo desdobrar estratégias para otimizar uma área funcional.

 Onde e Quando?

O Planejamento Operacional  tem foco a curto prazo (dias, semanas ou meses), e são adaptáveis a desafios ou oportunidades. Ele deve planejar prazos, metas, e recursos para implantação de uma atividade ou projeto, é mais detalhado identifica procedimentos e processos dentro dos níveis operacionais da organização.

Plano de Ação - O que?


Como fazer um   Plano de Ação?




Aqui portanto você vai começar a distinguir suas metas principais, estabeleça ações para alcançar suas metas, monitore progressos e realize ajustes necessários. O plano de Ação é um acompanhamento das atividades, acompanha o nível de responsabilidade de cada um, ele auxilia na estruturação do planejamento como anotações, datas etc.

As etapas principais são:  

O que fazer ? Ação
 Porque ?  Obejtivo - Propósito - Razão
Como fazer ?  Estratégia
Quando Fazer ? Tempo os Prazos
Onde?  Local
Quem? Responsabilidade
Quanto? $ Custo

Portanto o foco deve estar voltado para a atividade presente para o atingimento de um resultado desejado. E também mencionar a situação que vai estar sendo observada, se ela está em andamento ou se está pendende, pode também implementar melhorias.

Então  você já sabe como colocar em prática comece a fazer a lista de tarefas, detalhando como você pretende  alcançar as metas, especifique sua meta, mentalize o que você precisa adquirir no momento, e a sua data da conclusão, lembrando que você pode ajusta-la caso ocorra contratempos, mas tenha persistência, e antes de tudo propósito.


Artigo Escrito por: Thiago Bomfim.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A nova elite de Gestores de RH

                              
Os Gestores de RH!


Os gestores atuam com foco para transformar e reabrir novos horizontes as empresas e para mantê-las funcionando sem problemas, e é por isso que são responsáveis por coordenar tarefas especializadas, monitorar os trabalhadores, e gerir o conhecimento das pessoas. Estamos na era do conhecimento as empresas brigam pelo melhor cérebro ou seja o capital intelectual se torna o diferencial e deve ser valorizado pois se a empresa consegue realizar seus objetivos, alcançar resultados e competir no mercado, é porque tem profissionais eficientes, motivados e produtivos.

E o gestor tem o papel de trabalhar de maneira eficaz no processo de motivação da pessoas, embora isso seja um fator interno, contribuindo para que cada um cresça em sua área designada e até concebendo um pacote correto de incentivos. O desenvolvimento das pessoas é indispensável para que elas consigam se realizar, e cresçam junto com a empresa, atribuindo mais envolvimento, coperatividade e trabalho em equipe.

    A Inovação é fundamental para que as coisas realmente aconteçam, implementando medidas inovadoras que podem gerar custos, e portanto é possível utilizar-se de métodos, ideias criativas, e buscar desenvolver diferenciais. Sendo assim a inovação é essencial para o processo de transformação, crescimento, e visão de futuro da empresa, assim o gestor deve atuar e agir sempre da melhor forma possível, para garantir que todas necessidades sejam atendidas, tanto na empresa como das pessoas e para isso é necessário de um esforço constante.

  Entretanto, por via de regra foi solidificado o papel do gestor e o do talento humano, então é preciso elaborar estratégias, para regular todo o sistema e ainda planejar e viabilizar todos os processos referentes a gestão de pessoas, como potencializar o capital humano, proporcionar o bem estar dos funcionários, e construir relações humanas consistentes, e um gerenciamento com intuito de melhorar o diferencial competitivo e alcançar melhores resultados.


Por: Thiago Bomfim

Rotatividade de Pessoal: Vantagens e Desvantagens

 Vantagens e Desvantagens da Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover) Os dois extremos da rotatividade de pessoal são meramente ruins, tanto c...